top of page
Foto do escritorEduardo Almeida

PALESTRANTE SOBRE PROPÓSITO

Atualizado: 8 de ago.

Conheça Eduardo Almeida, a maior autoridade e palestrante da América Latina sobre o tema da filosofia IKIGAI de propósito para a vida, negócios e carreiras.


mentoria ikigai eduardo almeida

O QUE É PROPÓSITO E QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA PARA A VIDA, SEU TRABALHO OU EMPRESA?

O tema do propósito para a vida e o trabalho vem se tornando o centro do debate nas grandes organizações, na qual problemas com a falta de sentido para o que se realiza e o desengajamento dos colaboradores está se tornando fator alarmante.


Neste contexto, no Brasil possuímos uma das maiores autoridade mundiais sobre o tema, por meio da sua atuação na divulgação da filosofia IKIGAI em nosso continente.


Estamos falando aqui de EDUARDO ALMEIDA – CEO da IKIGAI BRASIL, autor de livros sobre o tema, entrevistado pelos maiores veículos brasileiros e mundiais. Em suas palestras já passaram mais de 300 mil pessoas e entre seus clientes estão mais de duzentas multinacionais atuantes na América Latina.


Confira nesta matéria o que tem a dizer o maior palestrante sobre propósito do Brasil.


palestras e workshops com Eduardo Almeida

PERGUNTA – EDUARDO, POR QUE ATUAR COMO UM PALESTRANTE SOBRE PROPÓSITO?

EDUARDO ALMEIDA – O tema do propósito para a vida e a carreira acompanha a minha jornada desde muito cedo, pois sempre em questionei sobre qual é o sentido para a nossa existência e como a minha vida poderia contribuir para a construção de um mundo melhor.

Esta inquietação me fez desistir de uma brilhante carreira na área de comunicação aos 29 anos, para construir uma ONG que hoje é o maior projeto brasileiro de inclusão de pessoas com deficiência em ambiente de trabalho (www.unilehu.ogr.br), uma organização que hoje conta com mais de 600 funcionários e já impactou milhares de vidas e empresas.

Depois desta fase, me voltei para a área de desenvolvimento humano e fui trabalhar com meu mentor, professor Eugênio Mussak, que me ajudou a compreender e a me apaixonar pelo mundo corporativo e seus dilemas.


Foi ali que percebi o quanto boa parte dos líderes, profissionais e empresas eram carentes de sentido e propósito para suas atuações.


propósito e a mandala ikigai

PERGUNTA – POR QUE O PROPÓSITO É IMPORTANTE PARA UMA EMPRESA OU PROFISSIONAL?

EDUARDO ALMEIDA – Porque uma pessoa ou organização que compreende os impactos positivos que seu produto, serviço ou talento trazem para seu contratante, cliente e sociedade é um indivíduo ou organização fora da curva e que se destaca dos demais, sendo muito mais apaixonante e resiliente frente aos desafios da vida e do mercado.


Além disso, o propósito é uma “cola emocional” entre as pessoas e as marcas, e empresas e profissionais desprovidos deste entendimento, são apenas técnicos dentro de uma área que são similares aos demais.


Quando entendemos qual é o nosso propósito, passamos a compreender que existe um chamado dentro de nós que nos compele a superarmos nossas limitações, realizando nossa melhor versão.


Pessoas sem propósito trabalham trocando seus serviços ou produtos por tempo e dinheiro.

Pessoas com propósito TRABALHAM AGREGANDO SEUS TALENDOS A CAUSAS QUE TRANSFORMAM VIDAS E A REALIDADE DE SEUS CLIENTES e por isso se destacam.


E aí vem a pergunta: qual a razão para este altíssimo nível de desengajamento?


A resposta menos óbvia é: PELA TOTAL FALTA DE PROPÓSITO QUE ENCONTRAM EM SUAS CARREIRA E EMPRESAS NA QUAL TRABALHAM!


PERGUNTA – VOCÊ NÃO ACHA QUE O TEMA DO PROPÓSITO ESTÁ FICANDO BATIDO?

EDUARDO ALMEIDA – Sim, eu acho, principalmente pela falta de responsabilidade de pessoas que vão ao Instagram dizer que “ajudam os outros a descobrirem o seu propósito” sem nem saber o deles mesmos.


Além disso, o tema do propósito não pode ser tratado como um ATALHO PARA A FELICIDADE e, pelo contrário, é uma questão que está justamente presente em sua capacidade de superar frustrações por entender o que lhe mobiliza.


Propósito não é para você! Você é para o propósito!


Martin Luther King não tinha um propósito, mas o propósito tinha em Martin Luther King um agente que resolveu dedicar e doar a sua vida para um propósito que era maior do que ele.

Jesus, Gandhi, Mandela e outros tinham em comum algo muito claro: pagaram um elevado preço pelo seu propósito!


Agora se pergunte se eles abririam mão deste propósito para viver mais e você entenderá que, como diria Luther King, “quem não encontrou uma causa pela qual valha a pena MORRER, não encontrou uma causa pela qual valha a pena VIVER”.


Veja, a questão não é sobre morte, pois todos vamos um dia morrer, mas é sobre VIDA: VOCÊ DE FATO ESTÁ VIVENDO OU APENAS SOBREVIVENDO?



PERGUNTA – O QUE VOCÊ ABORDA EM SUA PALESTRA SOBRE PROPÓSITO?

EDUARDO ALMEIDA – Eu trago dois assuntos muito importantes. O primeiro deles diz respeito a busca por nosso IKIGAI, palavra que em japonês significa SENTIDO PARA A VIDA ou a RAZÃO PELO QUAL EU ACORDO PELA MANHÃ.


Esta filosofia veio do Sul do Japão, em Okinawa, terra do karatê e da longevidade, no qual as pessoas são mais felizes, longevas e solidárias.


Como praticante de artes marciais por 42 anos e com três faixas pretas e um título de mestre, eu trouxe esta filosofia junto com a arte marcial do KEMPO KARATE de OKINAWA.

Então, por meio da filosofia IKIGAI eu demonstro que o ENGAJAMENTO e a DOAÇÃO DE NOSSOS TALENTOS é a base de uma vida feliz e do sucesso.

No ocidente, procuramos empregos, empreendemos e nos relacionamos afetivamente para preencher uma lacuna existencial. Ou seja, estamos tentando buscar AQUILO QUE NOS FALTA.


Mas, infelizmente, quem quer preencher esta lacuna vai sempre se frustrar, pois vai projetar pera parceiros, clientes e empresas a expectativa que estes provejam meios para a sua felicidade.


Uma pessoa em IKIGAI sabe o que LHE SOBRA e transforma sua vida, trabalho e empresa em manifestações desta abundância.


Eu não atendo meus clientes para “ganhar dinheiro”, mas sei exatamente a diferença que faço na vida e negócios deles e por isso sou muito bem remunerado e reconhecido.



propósito é algo maior que suas próprias limitações

PERGUNTA – VOCÊ SÓ DÁ PALESTRAS SOBRE PROPÓSITO OU EXISTE ALGUM OUTRO FORMATO?

EDUARDO ALMEIDA – Na verdade eu atuo com palestras, workshops, team building, programas de liderança com propósito, mentorias de propósito organizacional e formação de multiplicadores da REEDUCAÇÃO EMOCIONAL COMPORTAMENTAL, que é um método orientado a liberar o potencial humano por meio da filosofia IKIGAI e do desenvolvimento de POWER SKILLS.


A IKIGAI BRASIL forma também multiplicadores regionais que levam nossos cursos e formações para suas regiões no Brasil e no mundo.


Além disso, eu tenho feito um forte trabalho individual com executivos, diretores e gerentes de empresas, ajudando estes a entenderem qual é o seu propósito, principais virtudes e valores, para encontrarem mais sentido e performance em tudo o que realizam.


Nestes mais de 20 anos de atuação corporativa venho percebendo e levantando dados que comprovam que hoje vivemos um agravamento de quadro nas relações sociais pelo crescimento de uma cultura de hedonismo, imediatismo e narcisismo que se estabeleceram como base das relações humanos.


Para mudar isso, precisamos estimular a doação, o altruísmo e a busca pelo entendimento que relações ganha, ganha são muito mais sustentáveis do que relações predatórias.


PERGUNTA – QUAL O SEU CONSELHO PARA PESSOAS E EMPRESAS QUE ESTÃO EM BUSCA DE SEU PROPÓSITO?

EDUARDO ALMEIDA – Minha orientação é: trate o assunto a sério!


Esta palavra não pode ser um mais um modismo, nem pode ser tratada como uma fuga da realidade ou a construção de um mundo perfeito. Ela é a busca pela motivação que nos faz querer existir e superar nossas próprias limitações.


Para empresas, segundo SIMON SINEK, ela é o elemento central de diferenciação de negócios que se comunicam com a essência de seus clientes, atingindo seu cérebro límbico ou zona de sentimento, no qual a relação entre o cliente e a marca é muito mais do que racional, ativando sua paixão e engajamento.


As empresas gostam de contratar “palestras motivacionais”, mas, na prática, essas deveriam ser chamadas de “palestras animacionais”.


Animação é uma palavra que vem do grego ANIMA que significa alma.

Às vezes eu estou mais animado e em outras vezes menos, conforme a energia, sendo que existem pessoas mais animadas (chamadas de extrovertidas no teste MBTI) e outras menos, por serem introvertidas.


Mas MOTIVAÇÃO VEM DE “MOTIVO PARA A AÇÃO” ou PROPÓSITO. “Quem têm um PORQUE enfrenta quase qualquer COMO”, como diria Viktor Frankl, pai da logoterapia e uma das bases de nosso método.



PERGUNTA – COMO FAZER PARA CONTRATAR SUA PALESTRA SOBRE PROPÓSITO?

EDUARDO ALMEIDA – Basta falar com minha equipe para entendermos o que você está buscando para sua empresa, pois cada cultura e momento de um time ou organização demanda uma abordagem construída sob medida.

Além disso, você também pode buscar este trabalho para sua vida e carreira por meio das minhas mentorias individuais, em grupo, em workshops e cursos de formação. O importante é se sentir conectado com nossa proposta de valor e entender o quanto este tema pode ser estratégico para transformar sua realidade, promovendo mais sentido, diferenciação e engajamento em sua vida, liderança e negócio.


Professor Eduardo Almeida
SOBRE EDUARDO ALMEIDA

É introdutor da filosofia IKIGAI no Brasil e a maior autoridade do assunto em nosso país. Especialista em educação corporativa, com ênfase nos temas da liderança e trabalho com propósito, propósito de vida e carreira, inteligência emocional e autoconhecimento aplicado.

Atua por meio de palestras, workshops, team building, cursos de formação, mentoria e coaching comportamental, sendo o criador da escola de REEDUCAÇÃO EMOCIONAL COMPORTAMENTAL.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page